A segmentação de mercado é a ação, consciente e deliberada, em que uma empresa, de modo planejado, dirige sua atenção a uma determinada parcela do mercado. A empresa concentra todos os esforços de marketing naquele segmento (ou segmentos) porque percebe maior potencial de venda e lucro naquele espaço; muitas vezes, abandonando outros que poderiam apresentar algum potencial.
A função da segmentação de mercado é agrupar indivíduos que reajam de modo semelhante aos esforços de marketing, ao longo de determinado período. Objetiva, também, determinar diferenças significativas entre grupos de compradores, separando-os, de forma que possibilite à empresa selecionar aqueles nos quais seja mais conveniente concentrar esforços. Isso eleva a competitividade da empresa em relação aos concorrentes.
Essa prática tem, como principal objetivo, descobrir as diferenças realmente importantes entre os consumidores e reuni-los em grupos relativamente homogêneos quanto a certas características objetivas e subjetivas.
A partir daí, o profissional de marketing pode posicionar seus produtos e dedicar seus esforços de marketing, visando à escolha e ao atendimento daqueles segmentos mais lucrativos, determinando assim a estratégia que, convenientemente conduzida, iniba a reação da concorrência e gere lucros satisfatórios para a empresa.
Fonte:
Daniel
Franca
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